segunda-feira, 30 de março de 2009

Getting old


Às vésperas de fazer 20 anos, me bate quase uma depressão em olhar pra trás e ver o leque de possibilidades de 'o que se fazer da vida' se estreitando. Foram tantas idéias (algumas loucas), tantas oportunidades, tantos planos deixados pra trás em detrimento de outros, que, quando percebemos que nao podemos mais retomá-los, por mais que eles nao fossem os mais adequados e nao estejamos infelizes com nossas escolhas atuais, ficamos sim meio mal.

Tanta coisa ja me passou pela cabeça: Oficial Aviador, Designer de Jogos, Professor, Pesquisador, Astrônomo, Engenheiro. E, feitas as minhas escolhas quando as tive de fazer, várias delas ficaram para trás, inalcançáveis ou muito difíceis pra uma pessoa com mais de 18 anos. Não que eu me desse necessariamente melhor em alguma delas do que estou me dando agora, mas saber que nao temos mais esse poder de escolha é assustador.

Mesmo fugindo um pouco à esse tipo de decisão, pra outras menos impactantes que escolha de carreira profissional, é estranho perceber que se está velho demais pra começar a fazer diversas coisas ou que, se você fizer, nunca será tao bom como seria se tivesse comçado em tenra juventude. Aprender a tocar algum instrumento, praticar decentemente algum esporte, escrever, desenhar, astronomia amadora, sei lá, qualquer coisa.

Bom, talvez isso esteja se passando pela minha cabeça porque estou começando a perceber que nao sou mais um moleque de 16 anos, que tenho responsabilidades, que nao sei mais qual é o jogo mais novo ou a banda descolada do momento.

Essa perda de 'potencial de diferenciação' é algo natural e temos que aprender a aproveitar ao melhor as oportunidades e o momento no qual estamos para minimizar os arrependimentos futuros (já que considero impossível eliminá-los), nao importando o quão pouco tempo você tem sobrando no dia-a-dia, nao importando o quão cansativa é a sua rotina. Engrandecimento pessoal, esse é o termo. Soa sim um tanto egóico, mas só com esse tipo de vaidade a pessoa se motiva pra tais feitos. E essa vaidade nao torna uma pessoa necessariamente em um filho da puta imbecil, só basta manter a humildade (ao menos para os outros). "Um ato só é imoral se dirigido a outros". Pense o que quiser sobre si mesmo, é só nao dar uma gostosão pra cima dos outros.

Bom, finalizo por aqui esse post sem motivo e maçante. Em minha defesa eu digo que é algo que estava reverberando em minha cabeça, e como o ultimo post já tem alguns dias, resolvi juntar o útil (nem tanto) ao agradável (menos ainda). Até a próxima!

5 comentários:

Luana Harumi disse...

Não creio que aos 20 anos a impossibilidade de se retomar certos planos seja absoluta..

Anônimo disse...

de fato nao é, mas fica sim complicado se voce quer mudar 'radicalmente' o fluxo, e tudo o mais...

Péptideo disse...

sem contar o medo de errar DE NOVO, e perder mais tempos, ficando MAIS velho, e tentando ir atraz de outra coisa.
dae fodeu com a porra toda.
asehaihesohoheaes

CassiO disse...

Go on, have another piece of pie =D

Saada disse...

Por isso todos deviam ser obrigados a tocar piano desde cedo,se você não comecar logo,depois se quiser não vai ser a mesma coisa.Isso não vai convencer crianças que querem tocar,mas convenceria adultos.:~~