quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Causos da Serra da Mantiqueira 2: O bebado e Tiradentes

Muitos anos atrás numa cidadezinha no sul de Minas Gerais, a proximidade do feriado de Tiradentes estimulou a companhia de teatro amador local a fazer uma peça, baseada na execução.
Todos os personagens já tinham sido escolhidos: O Carrasco seria Manuel, o dono do bar, o Padre seria Antonio, o padre, e Tiradentes seria Olavo, cabo do destacamento local. Outros personagens foram ocupados por outras pessoas conhecidas da cidade.
A peça ia tomando corpo, mas ainda havia um problema: precisavam de figurantes para a cena da execução. Foram chamdos pais, avós, tios, tias e sobrinhos para a cena, mas ainda nao conseguiram algo que configurasse, cenograficamente, uma multidão.
O dia da peça ia chegando e ainda nao haviam figurantes o suficiente.
O desespero foi tão grande que na noite da peça, logo após a missa, enquanto se dirigia para a apresentação, a companhia acabou por chamar alguns transeuntes para fazerem parte do povo que assistia à execução, e entre eles estava Bastião, um senhor que costumava sentar-se bêbado ao lado da igreja todas as noites.
Iniciada a peça, toda a trama da inconfidência transcorreu sem imprevistos. Chegaram então ao clímax: a execução de Tiradentes.
Abriram-se as cortinas para o ato final. Enquanto ruflavam os tambores, Manuel, o carrasco dono do bar conduzia o cabo Olavo, agora Tiradentes, ao patíbulo para ser enforcado. Passou sua cabeça pelo laço.
Bastião, ao ver que tamanha barbaridade estava prestes a ser cometida, sai do posto que lhe foi designado e investe contra o carrasco dizendo 'nao, nao Manuel, nao vai matar o cabo Olavo!'
O professor Norberto, diretor e roteirista da peça, ao ver que nao haveria mais execução, faz sinal para o assistente fechar as cortinas. Cortinas se fecham.
E o público aplaude de pé.

2 comentários:

Kary disse...

hahahahaha grandes causos mineiros! Gosto de ouvir/ler.
Tenho um para contar sobre esse último fim de semana em Minas: uma onça rondando a casa, na roça. hahaha Se eu não estivesse lá, não teria acreditado! xD

Luis Salsicha disse...

ihhh... qual é a desses causos mineiros??? hauhahuahuahuahua