segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Um pouco de relativismo nos fará bem!

2 comentários:

trilobita disse...

Aristarco de Samos, em 200 a.C., foi quem primeiro defendeu que o Sol era o centro do universo. Como a teoria de Ptolomeu (150 a.C.), de que a Terra era o centro do universo, agradava mais a Igreja, foi esta que permaneceu vigente por mais de mil anos, até que Copérnico retomasse a teoria de Aristarco e Galileu pagasse o pato.

E hoje, o Sol nada mais é que uma estrela insignificante num universo tão vasto que mal se tem idéia do quão grande pode ser.

Conta um grande cientista inglês que, durante sua graduação, um de seus professores vinha trabalhando em uma teoria que havia proposto já há 15 anos, quando um colega americano seu foi visitá-lo. Durante a visita, o professor apresentou sua teoria ao colega, e este lhe mostrou que sua teoria estava incorreta. O professor ficou muito contente, apertou a mão do colega e agradeceu-lhe.

A beleza da ciência está em sua inconstância, em sua mutabilidade. Tudo que é tido como concreto pode ser provado falso, basta que novas evidências surjam contra esse concreto.

A ciência não se baseia numa imposição arbitrária e sem provas, e a toma como verdade somente por não haver evidências que a contrapõem.

Anônimo disse...

belo, mui belo trilobita