domingo, 7 de março de 2010

Green Bullshit

Proteger baleias combate efeito estufa, dizem cientistas.

Cientistas dos Estados Unidos disseram que proteger as baleias pode evitar que milhões de toneladas de gás carbônico acabem indo parar na atmosfera, o que intensifica o efeito estufa.

Assim como segurar peido, ficar constipado, deixar de comer, de respirar, nao morrer e publicar estudos idiotas.

Po... é claro que as baleias, como seres vivos, armazenam quilos de carbono dentro de seus corpos, por meio de gorduras e proteínas, mas, usar um assunto tão controverso e debatível como o efeito estufa pra justificar o combate à caça de baleias soa no mínimo, engraçado. Se fôssemos contabilizar toda a emissão de carbono de toda atividade realizada pela humanidade ou pela natureza, chegaríamos às mesmas conclusões do meu primeiro parágrafo, e a outras ainda mais esdrúxulas.

Nao que eu seja a favor da atividade baleeira, mas isso aí nada mais é que um trabalho querendo usar o 'green argument' pra ganhar notoriedade, artifício que os mais diversos grupos de pesquisa ou empresariais usam pra conquistar a simaptia das massas e, de quebra, pagar umas de professor doutor bonitinho. Tá faltando seriedade pra esse quinhão da produção científica, que faz uso de pretensas 'verdades ecológicas'.

Ambientalismo? Sou completamente a favor, desde que sério e baseado em evidências, e não numa postura que parece ser a mais correta e, por meio de muita publicidade, no fim das contas, só serve pra dar lucro à empresas, ong's e seus padrinhos. Eu até uso ecobags pra fazer compras, separo o lixo reciclável do orgânico e outras coisas mais.... mas parar de matar baleias pra diminuir o efeito estufa enquanto metade do EUA é suprido por termelétricas, e sua população ainda prefere maciçamente aquelas SUV's sacanas que fazem 5km por litro de gasolina, pura, soa um tanto como hipocrisia, não?

Um comentário:

CassiO disse...

Não me admira nada esse tipo de propaganda. Basta ligar seu televisor por uns 5 minutos e tu vai ver uma pá de propaganda "verde", empresas amiguinhas do meio ambiente e tudo o mais. Exemplos desse tipo, hoje, não faltam.

Esses dias tava respondendo um questionário pra tentar um estágio num instituto (leia-se empresa) de consultoria ambiental. Dentre as questões, havia uma engraçada: "Para você, o que é ser um profissional verde?". Morri de vontade de responder: "Para mim, ser um profissional verde é se pintar todos os dias de verde, usar roupas verdes e torcer para o Palmeiras, Guarani, Coxa ou outro cuja cor seja verde."

Putaria, viu.