segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dá-lhe 2009!


Enfim, chegamos ao novo ano! e com ele, muitas promessas vazias e expectativas a serem frustradas.
É isso aí, eu com o pessimismo de sempre. Mas em meio a tanta coisa ruim, algo bom bem que poderia surgir nao é? Nao perco a esperança, por exemplo, de nesse ano mal-fadado explodir uma super hiper mega master blaster escandalo envolvendo mais uma vez o governo, o PT e seu alto escalão, pra ver se finalmente nós, o povo, fazemos algo a respeito desse governo ridiculo, o pior governo de longe desde a redemocratização.
Chega de assistencialismo, chega de promessas, chega de ilusões. Está mais do que na hora da grande população brasileira entender que tem sim papel politico, fundamental, e que as mazelas que afligem o nosso povo nao são 'culpa do governo', ou dessa porra de crise. O governo quem faz somos nós, e se deixamos um bando de irresponsáveis e semi-analfabetos tomarem todas as decisões por nós, a culpa é tanto nossa quanto deles.
Aproveito entao pra escrever sobre uma idéia que há tempos me permeia a mente: porque diabos a capital do nosso país fica lá nos cafundós do cerrado, entre infitinitudes de campos de soja e pasto?
Não pretendo retomar aqui o contexto da construção de Brasília, mas uma viagem que um colega fez recentemente, à Argentina, me fez ter esse insight. A Casa Rosada, sede da presidência argentina, fica no coração de Buenos Aires, maior cidade do país, bem em frente à Plaza de Mayo e sua estação de metrô. Lá, a população está em íntimo contato com o governo, cobra, protesta, tudo isso com a facilidade da localização.
Agora, nossa querida capital, com sua Esplanada dos Ministérios e palácios, bem espaçados e isolados o suficiente, não permite tal 'approach' à política. Manifestações na capital devem ser cuidadosamente planejadas, e a logística de tais atos não permite uma aderência geral, em que o transeunte que compartilha das idéias dos manifestantes possa se juntar ao protesto ou movimento. Vários dias devem ser perdidos, entre viagem, protestos e pernoites, tornando esse tipo de ato uma 'coisa pra quem nao tem o que fazer', literalmente.
Será ter sido essa uma questão considerada na contrução de Brasília? Sinceramente, não sei, mas com certeza é algo que eu consideraria se coubesse a mim esse dever.
Claro, nao podemos por toda a culpa da inércia política da população brasileira no fato de brasília estar lá na putaquepariu. Isso é um fato histórico, o poder sempre esteve nas mãos de poucos, mesmo após a proclamação da república, que teoricamente devia trazer a democracia e direitos politicos iguais para todo e qualquer cidadão. Quem não se lembra do coronelismo (que até hoje tem seus redutos no NE) e sas eleições do cacete, da política café com leite, e tudo o mais? Essa distribuição de poder nunca possibilitou/estimulou a participação pública na politica, salvo raras exceções.
E esse maquinário, tão criticado pelo grupo que por duas décadas lutou pelo poder no país, está sendo usado e bem usado por esse mesmo grupo. Pregavam mudanças, algumas até radicais, mas nada melhor pra criar o comodismo do que o poder. Mensalões, mensalinhos, nepotismo, troca de favores, lobbys... de fato, nossa política (e não só a nossa) nada mais é que um jogo de troca de exerção de influências, pra se obter o que quer, e nao o que é melhor pro povo que elegeu esses governantes.
A esperança pra 2009, ano que promente tragédias, é que ocorra uma tão grande que seja capaz de unir a população em busca de seus direitos e na perseguição de criminosos políticos (ou políticos criminosos), para que possa haver uma breve esperança de que esse país, que de fato tem tudo pra crescer, verdadeiramente o faça.

Ficam aí meus votos para 2009! Que venha com tudo!



p.s.: copia, esse texto ficou até meio reacionário pra quem 'faz comentários de extrema direita', né?


----------------
Now playing: Modest Mouse - Dig Your Grave
via FoxyTunes

2 comentários:

emilio_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
emilio_ disse...

creio q esta seja meu primeiro comentário aqui...bem, a crise política do governo petista acaba não sendo grande novidade, nem grande inovacõe se comparada às do governo de FHC, Collor e aos grandes escândalos da ditadura militar, talvez a inovação tenha sido sistematizar a corrupção e transforma-la de prática comum e inerente ao parlamento em uma mensalidade...e não acho que esse país de fato tem tudo para crescer, nem que esse texto ficou reacinário...mas ele conclui com a esperança na democracia, esperança que pode vir tanto de liberais acomodados quanto da esquerda reformista...
esse blog é bem mais blog q o swa, mas as mulheres de biquini, e as nuas tb ja habitavam lá a alguns anos...me deu saudade de postar agora...creio q esta seja meu primeiro comentário aqui...bem, a crise política do governo petista acabam não sendo grandes novidades, nem grandes inovacões se comparados aos do governo de FHC, Collor e os grandes escândalos da ditadura militar, talvez a inovação tenha sido sistematizar a corrupção e transforma-la de prática comum e inerente ao parlamento em uma mensalidade...e não acho que esse país de fato tem tudo para crescer, nem que esse texto ficou reacinário...mas ele conclui com a esperança na democracia, esperança que pode vir tanto de liberais acomodados quanto da esquerda reformista...
esse blog é bem mais blog q o swa, mas as mulheres de biquini, e as nuas tb ja habitavam lá a alguns anos...me deu saudade de postar agora...