domingo, 11 de janeiro de 2009

Nerdisse pouca é bobagem

Bom, depois de terminada todas essa jornada etílica (apenas formalmente... o que acabou foram os grandes eventos, o que mantém ainda as bebedeiras habituais), é hora de exercermos outro aspecto fundamental de nossa personalidade e um dos alicerces de nossa grande amizade: a cultura nerd.

Trilobita, Copia e Animus Adjuvanti em uma tarde de verão. Der Praktischer estava ocupado com uma senhorita no momento em que essa foto foi tirada.


Não que sejamos absurdamente nerds, ou mesmo nerds de fato (não quero assumir o rótulo, sendo que posteriormente vou citar essa hype nerd.. vai soar como 'era nerd antes de virar modinha' e isso é o que eu menos quero na vida, em qualquer aspecto). Cada um de nós o somos em alguns de nossos aspectos individuais: um gosta de quadrinhos, outro de filmes alternativos, alguns manjam muito de software e hardware, e um sujeito tem uma séria atração por mulheres de óculos. Mas algo que nos é comum (além de star wars) é a paixão pelos jogos eletrônicos.

"Mas, paixão até que ponto tio?" vocês podem me pergutar. Bom... grande o suficiente pra montarmos uma lan house em casa e passarmos madrugadas entre jogos e rodadas, com alguns intervalos para a Coca-Cola, o whisky e o banheiro. Por enquanto, contabilizamos 2 madrugadas e 3 tardes/noites jogando, e ainda há algumas por vir, enquantos podemos utilizar a locação.

Ainda no tema nerd, hoje assisti um episódio daquele reality show chamado "os Geeks e as gostosas". Semântica à parte, os nerds daquele reality show são, sem dúvida alguma, personificações do estereótipo, e creio que alguns tenham de fato algum problema de cunho psiquiátrico, como autismo em graus mais brandos. Eles são MUITO bizarros.

Ouvi dizer que esse reality show faz relativamente bastante sucesso no EUA e por aqui também, estando já em sua quarta ou quinha temporada. Somando à isso o fato de "Big Bang Theory" (Genial, por sinal. Humor de ótima qualidade.) ser bastante famosa, vos faço uma pergunta: porque a temática nerd está tão hype hoje em dia? Tirei algumas conclusões a respeito, mas aprendi, com o ultimo post, a ser um pouco menos impulsivo e incisivo, vou amadurecer a idéia (com acento mesmo, dane-se a nova ortogorafia) e quem sabe postar algum dia.

Bom, ta quase na hora de dormir (7 da manhã... inverti meu ritmo circadiano), o sono está batendo e estou começando a digitar errado... até a próxima!

6 comentários:

Luana Harumi disse...

Tal pergunta pode ser feita em todas as épocas, e a formulação de uma resposta não me vem à cabeça. É o mesmo que perguntar o porquê da era emo tempos atrás, enquanto muitos queriam ganhar o título de emo, assim como os que desejam se titularem nerds hoje em dia. Quem sabe, daqui um certo período, o termo "nerd" seja tão aceito quanto "emo" pela maior parte da sociedade...

Anônimo disse...

"queriam ganhar o título de emo"... jura que teve isso? no meu entender, desde que o termo foi consolidado, emo sempre teve caráter pejorativo, pelo menos entre as grandes massas jovens.

Anônimo disse...

- Animus Adjuvanti me lembrou um pouco o Maradona na foto.

- "Der Praktischer estava ocupado com uma senhorita no momento em que essa foto foi tirada." qhum

- Acho que o termo "nerd" já é mais aceito que "emo"...mas vou esperar Der Praktischer "amadurecer a ideia" - e postá-la - para dizer mais a respeito. ou não. =)

Luana Harumi disse...

Flávio, antes do termo "emo" possuir uma conotação negativa, muitas pessoas gostariam de ser conhecidas como emos. Pelo menos isso existiu aqui em Fartura! Huahuahua :)

E, anônimo, eu quis dizer que talvez a expressão "nerd" ganhe uma conotação negativa..nunca se sabe! Hoje em dia está mais para o positivo, isso é fato..

CassiO disse...

Acho que o termo nerd é na verdade relativamente antigo. Ele sempre teve seus altos e baixos, ou seja, já entrou e saiu de moda várias vezes, a exemplo do época do filme de onde essa foto foi roubada (não vou colocar o nome, vai que cobram direitos autorais =þ).

E pro espaço com a nova gramática, quem for ler meus artigos terá de entender a velha =D

Copia disse...

Gente, sabe... Há momentos... Sabe... Há momentos, que acho que as pessoas não lêem o que os outros escrevem, escolhem 3 palavras e delas fazem o texto.