terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína: situação calamitosa?


NAO.

Fico impressionado com comentários e notícias em portais e pensamentos percebidos em conversas do cotidiano como as pessoas estão vendo esse caso da gripe suína. Vamos aos fatos:

Temos quase 800 casos confirmados e 2000 suspeitos no méxico, onde a situação é mais preocupante. Disso tudo, morreram 152 pessoas. Temos então uma letalidade de pouco menos de 6%! O que isso quer dizer? Quer dizer que quem morreu provavelmente eram idosos, crianças pequenas, pessoas em mal estado nutricional e imunossuprimidos. Ou seja: pessoas para quem já é risco contrair e morrer de alguma outa doença infecciosa.

Então, o que devemos fazer?

Creio que cuidados-padrão para população em geral (evitar ficar em abiente fechado com possíveis casos, atenção à sintomas, rápida busca a atendimento em caso de sintomas importantes, como na gripe comum), e atenção especial aos individuos mais vulneráveis. Por mais que o governo seja culpável em diversos outros males que nos afligem, nao cabe aqui por a culpa no estado. Mesmo se fosse uma situação apocalíptica como muitos fazem soar e parecem acreditar, nao ha muito o que fazer nessas situações. Barrar sintomáticos nas portas de entrada do país é factivel, mas e os casos ainda assintomaticos em incubaçao? Vão entrar doentes, vao desenvolver sintomas e potencialmente espalhar a doença. Isolamento só é efetivo em casos de alta infectividade se for total, e isso é infactível.

Além do mais, até para os casos mais graves, existe um medicamento que parece combater o sorotipo suíno do H1N1 e o laboratório responsavel pela sua produção já anunciou acordos com a OMS para a distribuição e aumento da produção do fármaco. Claro, eles devem estar ganahndo coisas absurdas nisso, como abatimentos e facilitações tarifárias, privilégios de mercado, como grande vilã corporativa que é, mas pelo menos está dando um pouco de complacência ao gerenciamento de um possivel cenário pandêmico.

Bom, acho que é só isso. Tava sem assunto pra postar e sem nada pra fazer, então resolvi executar uma ação de bem público. Se bem que posso ter falado muita besteira, porque ainda nao se conhece muito profundamente a história natural e reatividade da doença, mas esperemos pra ver. Creio que o inverno nao será tao frio quanto muitos esperam. Até!

2 comentários:

CassiO disse...

Ohmydarwin! Minha professora de Bioética acaba de voltar do México, e voltou tossindo!

ehauehauehuahea

Jéssica Berger disse...

Jornalistas não sabem informar, eles sabem alardear.